Atlântico é Campeão da Taça Brasil de Futsal 2013

O Rio Grande do Sul tem um novo campeão da Taça Brasil de Futsal, nada menos que o mais tradicional torneio do salonismo nacional, que em 2013, teve sua 40ª edição, disputada em Erechim, norte do estado. E coube ao time da cidade, o Atlântico APTI URI garantir a si uma conquista inédita.

Neste sábado, 6, o Atlântico venceu o Joinville/Krona por 2 a 1 (1 a 1 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação) e conquistou o título do torneio em 2013. Foi a primeira vez que o time de Erechim conquistou um título nacional. Em 2005, o clube havia conquistado o vice-campeonato da Liga Nacional.
De quebra, esta foi a sétima conquista do Rio Grande do Sul no torneio nacional. Antes, Enxuta com três títulos, ACBF, com dois e Internacional com um, haviam conquistado a taça. O Atlântico compete no salonismo brasileiro desde 2000.

Tem se tornando um dos mais importantes clubes do futsal brasileiro com o passar deste anos. O auge, chega com a conquista da Taça Brasil de 2013.
O goleiro Gaúcho, foi o grande destaque do time e também do torneio e deixou a disputa como o melhor jogador da competição deste ano. “Esta é a recompensa de todo o trabalho que a gente fez desde o início do ano. Batalhamos muito para chegar a esta conquista. Fico feliz por ajudado minha equipe e emocionado por ser eleito o melhor jogador da competição”, salientou o jogador.
O Atlântico impôs ao Joinville, de Santa Catarina, sua segunda derrota consecutiva em finais da Taça Brasil. Em 2012, os catarinenses perderam para o Minas. Ambos times se preparam agora para a Liga Nacional de Futsal, outro importante torneio, e que começa ainda este mês.

Joinville larga na frente
Mais de 2,5 mil pessoas lotaram o Ginásio do CER Atlântico, em Erechim, para a decisão entre o time da casa e o Joinville, neste sábado. Mas o time catarinense, considerado grande favorito, deu mostras de que era um time forte e poderia estragar a festa gaúcha.
Logo a 4min40 Elisandro recebeu no ataque e chutou cruzado para fazer 1 a 0. O jogo era extremamente disputado, com marcações fortes de ambos os lados. Mas o Atlântico não se abateu com o revés no placar e foi para o ataque. E aos 16min16 Alemão chutou de fora da área sem chances para o goleiro Thiago: gol do Atlântico e “explosão” do torcedor na arquibancada.

Empate no tempo normal
O segundo tempo foi de jogo tenso, muito estudo das equipes e marcação eficaz. De várias formas os dois times tentaram evitar a prorrogação. Os goleiros Gaúcho e Thiago voltaram a fazer boas defesas e também contribuíram para que o placar ficasse no 1 a 1. Com o tempo normal finalizado, a decisão passou para o tempo extra de 10min.

Hector faz gol e história
O jogador Hector chegou ao Atlântico no final de 2012 como um dos reforços da renova.ção feita pelo clube para a temporada 2013. No currículo, muitas conquistas, um jogador experiente que já havia feito frente a grandes do futsal nacional, como a ACBF, em três títulos conquistados pela extinta John Deere, no Estadual.
Mas sabia ele que seria protagonista de um momento histórico em um novo clube, e tão cedo, menos de seis meses após sua chegada. Pois, a 1min14 da segunda etapa da prorrogação, ele foi para a jogada de goleiro linha. O placar de empate servia ao Joinville, que seria campeão.
Hector aproveitou uma sobra de bola na pequena área e marcou o 1 a 0, para delírio da torcida e dos companheiros de time.
Este seria o único gol do tempo extra. O Joinville foi quem passou a atuar com goleiro linha nos minutos finais, mas de forma ineficaz, não conseguiu chegar ao empate.

Festa nas ruas de Erechim
A emoção tomou conta do time, da comissão técnica, da diretoria do Atlântico e não menos da cidade de Erechim. Acostumada a viver grandes momentos no futsal, como a conquista do título Gaúcho de 2011, a torcida fez questão de acompanhar o time, em caminhão do Corpo de Bombeiros, pelas principais ruas da cidade, na tarde deste sábado.

Troféu Erechim 95 anos
A Taça Brasil de Futsal abriu também as comemorações dos 95 anos de cidade de Erechim. E além da taça entregue pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o Atlântico recebeu ainda o Troféu Erechim 95 anos, uma homenagem do município ao time que se consagraria campeão da disputa nacional.