Basquete

O Departamento de Basquetebol do C.E.R. Atlântico teve suas origens no ano de 1982, quando esta modalidade estava esquecida em nossa cidade. A partir da inauguração do ginásio esportivo do C.E.R. Atlântico tem alcançado plenamente seus objetivos primordiais, qual seja, o desenvolvimento desta modalidade em nossa cidade, estimulando a prática do Basquetebol e participando de muitas atividades, principalmente fora de nossa cidade.

Ao longo dos anos, o Departamento de Basquete do C.E.R. Atlântico vem promovendo e também participando de vários campeonatos e torneios Regionais nos quais tem se sobressaído. Atualmente a equipe de Basquete Adulto Masculino participa da Liga Noroeste de Basquete, no qual conquistou o Vice-Campeonato na etapa realizada em nossa cidade.

O Departamento de Basquete do C.E.R. Atlântico tem como Diretor, o Árbitro da Federação Gaúcha de Basquetebol e da Federação Gaúcha de Basquetebol em Cadeira de Rodas Cézar Augusto Chiaradia, que além de ser atleta da equipe Masculina Adulta é também o técnico das categorias de base do Clube. É uma honra para o C.E.R. Atlântico poder representar a nossa cidade através do Departamento de Basquete, pois a modalidade vem crescendo a cada ano que passa e com isso vamos levando o nome de Erechim cada vez mais longe no cenário esportivo do Rio Grande do Sul.

O basquetebol ou basquete como é mais conhecido no Brasil em inglês, basketball, diz literalmente “bola na cesta”.

É um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo de basquete, seja num ginásio ou ao ar livre. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem, batam a bola contra o chão, a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe. O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.

A marcação de horários é feita na secretaria esportiva em horário normal de expediente.

O Clube possui um ginásio Poliesportivo com capacidade para 2 mil pessoas sentadas, para a prática de Futsal, Voleibol, Basquete e Handebol.